Blog

4 Atitudes dos Investidores de Sucesso

By 2 de fevereiro de 2017 No Comments

 

Nos últimos dias tenho recebido uma enxurrada de mensagens de amigos relatando os ótimos resultados nos seus investimentos.

Não é por menos, a bolsa vem trazendo ganhos expressivos para aqueles que acreditaram na alta e o mercado de renda fixa tem feito a alegria dos mais conservadores.

Neste momento, os únicos que não estão assim, digamos, tão felizes, são aqueles que ficaram de fora e não investiram seus recursos.

As razões podem ser muitas, desde a indisponibilidade de recursos para investir até a insegurança na escolha dos ativos, muitas vezes gerada por uma simples falta de conhecimento sobre o tema.

Todas as razões são compreensíveis, porém, não justificáveis.

Hoje temos à nossa disposição uma infinidade de ferramentas para auxiliá-lo nessa empreitada.

Para aqueles que alegam falta de tempo, existe ainda a opção de contratar um profissional para “cuidar” disso para você.

Existem ótimos profissionais no mercado, conhecidos como planejadores financeiros.

Encontre um bem-sucedido, que tenha as qualificações necessárias e agende uma conversa inicial para se certificar de que é isso mesmo que você procura.

Para aqueles que preferem seguir por conta, separei algumas atitudes de investidores de sucesso. São pessoas que acompanhei durante toda a minha carreira de planejador financeiro e vejo que pequenas atitudes podem gerar resultados surpreendentes.

As atitudes que gostaria de destacar são:

1. Tenha objetivos muito bem definidos;

Não basta dizer “quero acumular R$ 1 milhão”. É preciso ser específico. Em quanto tempo você quer isso? Para quê? Os recursos mensais que tem disponíveis para investir são suficientes para atingir tal valor no prazo estabelecido? Se não, faça algo realista.

2. Invista com frequência:

Estudos mostram que aqueles que investem frequentemente vão mais longe do que os que investem esporadicamente, tentando achar o investimento do momento.

3. Pare de pular de galho em galho:

Isso só serve para deixar os bancos e corretores mais ricos, por conta das taxas que irá pagar em cada transação.

Defina uma estratégia balanceada de investimentos e siga em frente.

Certamente você precisará fazer alguns ajustes pelo caminho, mas mudanças de rotas frequentes demonstram uma falta de planejamento.

Isso me lembra uma época em que a nossa seleção brasileira de futebol trocava muitos jogadores a cada jogo.

Se olharmos por esse ponto, será que a humilhante e inesquecível derrota para a Alemanha seria uma total surpresa? Provavelmente não.

4. Monitore seus resultados:

Tudo aquilo que medimos gera resultado. Isso vale para muitos aspectos da nossa vida, seja para aqueles que querem perder uns quilinhos na balança, passar em uma prova que exige estudos (fazendo simulados) e até correr a São Silvestre.

A boa notícia é que vale também para os seus investimentos.

Acompanhe a evolução do seu patrimônio financeiro, mas sem paranoia!

Espero que as sugestões acima te ajudem.

Um grande abraço,

Marcelo Siqueira