Blog

5 TED Talks que podem aprimorar sua relação com o dinheiro

By 3 de setembro de 2017 No Comments

Para aqueles que não sabem, não conhecem ou nunca experimentaram, TED Talks são conferências realizadas ao redor do mundo com o intuito de disseminar ideias. Inicialmente o foco era tecnologia, mas hoje podem ser encontrados diversos temas nessa plataforma. Procurei separar 5 apresentações com ênfase no dinheiro e como lidar com ele. Veja as 5 selecionadas logo abaixo.

Captura de Tela 2017-04-21 às 18.14.49

1. Saving For Tomorrow, Tomorrow, Shlolmo Benartzi
Muito bacana! Uma das que eu mais gostei.
O economista Shlolmo Benartzi explica como erros que cometemos no dia a dia podem impactar negativamente a nossa vida financeira. Os exemplos tratados são do mercado americano, mas é curioso traçarmos um paralelo com a nossa realidade aqui no Brasil.

Ele mostra como a sua metodologia pode ajudar as pessoas a pouparem, mesmo diante das famosas desculpas que criamos como “não tenho espaço no meu orçamento para isso” ou “hoje não consigo, mas ano que vem eu começo a poupar”.

A apresentação é divertida e nos ajuda a olharmos de uma forma diferente a poupança para a aposentadoria.

2. How to buy happiness, Michael Norton
Como comprar a felicidade (tradução livre). O autor Michael Norton aborda o tema da importância da doação em nossas vidas.
Para aqueles que não me conhecem, sou planejador financeiro pessoal e esse é um tema que abordo frequentemente com grande parte dos meus clientes.
Conforme demonstrado nesta apresentação, pequenas ações são suficientes para colher resultados na sua felicidade.

3. A monkey economy as irrational as ours, Laurie Santos
A partir de experimentos com macacos, Laurie Santos mostra o quanto ainda podemos evoluir nas nossas decisões financeiras. A palestrante aborda um dos mais conhecidos padrões de comportamento financeiro conhecido como aversão a perda. Porque vendemos ações no mercado em baixa ou vendemos imóveis durante as maiores quedas do mercado imobiliário. É surpreendente descobrir como cometemos os mesmos erros que os primatas cometiam 35 milhões de anos atrás.

4. The battle between your present and future self, Daniel Goldstein
As nossas decisões de hoje estão amarradas ao nosso amanhã. O autor utiliza algumas ferramentas para demonstrar quais são os impactos das decisões financeiras que tomamos hoje e de que forma poderíamos alterar o nosso comportamento em busca de uma melhor condição financeira na aposentadoria.

5. Does money make you mean?, Paul Piff
Utilizando a plataforma do jogo de tabuleiro “Monopólio”, o autor estuda os diferentes comportamentos atrelados àquelas pessoas com condições financeiras superiores. O tema central está no aumento da desigualdade social. Chega a ser um pouco assustador. Porém, um caminho que possa nos libertar desse tipo de comportamento está bem ali a nossa frente.

Um abraço,

Marcelo Siqueira