Blog

Cristiano Ronaldo, 5X Melhor do Mundo! O que podemos aprender com ele!

By 14 de novembro de 2017 No Comments

Antes de mais nada, devo confessar que em se tratando de futebol, sempre tive dois pés esquerdos, que me perdoem os canhotos, é só uma maneira de falar.

Até que um dia, tive a oportunidade de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos.

O detalhe dessa história é que a família que iria me hospedar lá tinha 3 filhos, os 3 apaixonados pelo nosso futebol, para eles conhecido como “soccer”.

Chegando lá é que fui entender o motivo de eu estar naquela casa. O futebol era coisa séria ali, e o time deles estava precisando de reforços para ganhar o tão almejado campeonato. Nada mais certo do que trazer um brasileiro, correto?

O único detalhe que eles não sabiam é que nem todo brasileiro sabe jogar futebol.

Para tornar uma longa história curta, e para você ter uma ideia do choque de decepção deles, logo no meu primeiro jogo perdi a chuteira em uma disputa de bola e dei sequência à jogada assim mesmo, truncando com todos que estavam a minha frente até chutar a bola para fora em um lance desastroso.

Passado o vexame, fui pegando gosto pelo futebol, me entrosando com o time e até saí como destaque do time em uma reportagem do jornal local.

O tempo passou e até hoje gosto do tema, apesar de não acompanhar mais com tanto afinco.

Talvez como sinal do resquício dos tempos de futebol, um dos livros que tenho em minha cabeceira é o Liderança, escrito por um dos maiores técnicos chamado Alex Ferguson.

Lendo a manchete dos jornais sobre mais um prêmio de melhor jogador do mundo para o português Cristiano Ronaldo, me veio uma frase do livro: “Na minha opinião, temos apenas dois jogadores de primeira linha em campo hoje: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo”.

Confesso que ao ler esse comentário me deu uma pontinha de desapontamento, poxa, cadê o Neymar nessa relação?

Na sequência ele explica a diferença entre bons jogadores e jogadores de primeira linha. Para isso, são avaliados critérios como: “…a habilidade com os dois pés, o senso de equilíbrio, a disciplina com que cuidam da forma física, a atitude em relação aos treinos, a consistência entre os jogos e ao longo de temporadas sucessivas, a mestria que demonstram em diversas posições, e o talento acrescentado a qualquer time em que jogam”.

Procure traçar um paralelo com a sua vida pessoal e profissional. Você poderia ser caracterizado como um jogador de primeira linha na sua vida? De que forma tem cuidado da forma física, como está sua atitude em relação aos treinos (leia-se estudos da sua área), com qual consistência tem performado bem nas suas atividades e tem feito a diferença nos times que joga?

Para encerrar, uma frase do Cristiano Ronaldo ao receber o prêmio: “São 11 anos participando dessa lista. Era algo que eu obstinava. Ganhar prêmios coletivos e individuais. É um momento único na minha carreira”.

Não é algo imediato, é uma batalha longa, anos de dedicação, autoconfiança e uma determinação de aço.

E você, qual o seu objetivo? Pelo o que tem lutado e se dedicado todos os dias?

Um grande abraço!

Marcelo Siqueira