Blog

O que a paralisação da última semana nos deixou de positivo?

By 4 de junho de 2018 No Comments

Não fui abastecer o carro logo de imediato, mesmo depois de alguns amigos começarem a comentar sobre aquele posto que já tinha gasolina. Nem mesmo depois de saber que já existe até aplicativos apontando onde abastecer.

Nesses dias, caminhando por aí, fiquei com a sensação de que a crise bateu um sentimento de conscientização geral na população quanto ao uso dos seus recursos.

Reparei muitas pessoas andando pelas ruas com sacolinhas de supermercado nas mãos. Pelo tamanho e quantidade das sacolinhas, estavam comprando somente o necessário. Claro, isso depois de passar o alvoroço causado pelo medo da escassez.

Também notei que haviam poucos carros nas principais vias. Muitas empresas permitiram que seus funcionários trabalhassem a distância.

Mas certamente tivemos um outro fator para a diminuição do número de veículos nas ruas, a conscientização em utilizar o carro somente para o necessário. Muitas pessoas passaram a repensar o uso dos seus automóveis na falta dos combustíveis.

Quanto ao consumo de alimentos, as pessoas passaram a trocar dicas de como guardar, congelar e proteger melhor os alimentos para que eles durassem mais.

Tudo isso tem um efeito direto no seu bolso e se formos capazes de utilizar os nossos recursos de forma cada vez mais consciente, teremos mais opções de escolhas para nós mesmos no futuro.

Olha o que aconteceu aqui em casa, por exemplo. A paralização coincidiu com o email de alerta do nosso corretor do seguro do carro, já com as novas cotações para a renovação.

Chegamos a conclusão de que não precisamos da opção do carro reserva, pois fomos capazes de sobreviver nessa última semana sem carro. Isso representou uma economia de quase 30% no nosso seguro anual! Isso foi só um exemplo.

O mais importante mesmo é tirarmos algo de positivo de tudo que enfrentamos na última semana e que isso possa trazer algum efeito no nosso bem-estar.